*Francisco Soares
Vejo com naturalidade quando uma reunião empresarial é baseada no resultado da relação dos produtos e serviços com o mercado. Mas se esse encontro é tratado como planejamento estratégico, me causa certo temor. Será que as empresas e seus líderes estão focando no planejamento estratégico ou apenas discutindo budget e alocação de recursos? Que expectativas estão sendo geradas?
Para que existe a Visão da empresa? Ela deveria fazer parte da estratégia, indicando como a organização quer ser reconhecida em um determinado tempo, mas nunca pensei que o tempo fosse tão mal compreendido e, naturalmente, pouco respeitado.
A energia de uma empresa dever ser considerada em um planejamento estratégico. Por mais veloz que seja a organização, suas áreas e departamentos possuem metabolismos diferentes e, ainda assim, em muitos momentos, o desempenho dos números e dos indivíduos são analisados no mesmo ritmo.
Não quero dizer que os números não sejam importantes, mas um planejamento estratégico precisa contemplar investimento e capacitação das pessoas em seu orçamento, principalmente dos seus líderes. E o fator tempo, por mais dispendioso que possa parecer, quando é bem empregado, se converterá em benefícios muito maiores que sustentarão a missão, mesmo em períodos turbulentos.
Planejamento estratégico requer coragem, mas o medo disfarçado de bravura ou respeito determina as ações convenientes e inibe o que é essencial. Planejamento estratégico deve ser visto como uma oportunidade para que presidentes, diretores e líderes em geral assumam novos riscos. Acredito que o maior perigo e prejuízo seja não caminhar para um novo modelo mental.
A Gestão da Mudança tem um papel essencial nesse cenário, uma vez que considera o fator técnico e humano em uma mesma abordagem. E ao facilitar a condução dos processos de mudança e a transição dos indivíduos, ela também traz uma melhor compreensão do tempo e o respeito que ele merece.
*Francisco Soares é administrador e consultor empresarial
Investir na capacitação e desenvolvimento das pessoas, tratar suas desconfianças e medos, entender suas necessidades e respeitar o tempo de cada uma delas é condição imprescindível para que as mudanças aconteçam de maneira eficiente e harmoniosa, colaborando para que se cumpra o que foi traçado no planejamento estratégico. Venha entender melhor como conduzir as demandas técnicas e humanas de seu negócio fazendo parte da turma 2016 do Programa de Formação Líderes Agentes da Mudança.
Clique aqui e faça sua inscrição.
Deixar Um Comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.